Terça-feira, 24 de Maio de 2011

Visita ao Ginecologista


FREQUÊNCIA ANUAL
Toda mulher que teve ou tem vida sexual deve consultar o ginecologista uma vez por ano para fazer o exame de toque, pélvico e colher material para o teste de papanicolaou.
O exame interno ou pélvico, aquele feito com ajuda do espéculo, permite ao médico coletar material e observar o colo do útero, como se chama a entrada do órgão, atrás de sinais de corrimentos indesejáveis, de doenças.e suspeita de câncer. O câncer cervical, também chamado de câncer de colo do útero ainda afeta muitas brasileiras (clique aqui para saber mais).
No exame de toque com apalpação abdominal o ginecologista consegue perceber se existe alguma irregularidade nos ovaries, trompas de falópio e no útero.
OUTRA FREQUÊNCIA
Os casos em que o exame pélvico deve ser repetido e menos de um ano:
  • Sangramento fora das menstruações ou fluxo menstrual muito intenso
  • Sangramento após a menopausa
  • Irritação ou coceira nos genitais ou corrimentos suspeitos
  • Dor e sangramento durante a relação sexual
  • Presença de sinais estranhos como manchas, verrugas ou vermelhidão na vulva (a região da entrada da vagina).
O QUE É O TESTE DO PAPANICOLAU
O nome é homenagem a seu descobridor, o cientista de origem grega George Papanicolaou (1883-1962), que estudou a citologia vaginal e conseguiu descrever as células malignas em seus primeiros estágios de desenvolvimento e desenvolver um teste para detecção precoce do câncer de útero.
O Papanicolaou.consiste no exame em microscópio de uma amostra de células que o ginecologista coleta raspando com uma espátula especial a região da entrada do útero. Ele detecta o câncer de colo de útero precocemente, ao detectar a presença de células fora do padrão em seus primeiros estágios de desenvolvimento.
A análise serve para diagnosticar além do câncer, no início, também as doenças infecciosas chlamydia, gonorrérias, trichomonas e candidíase e a contaminação pelo HPV, sigla que vem do inglês Human Papiloma Viruses. (clique aqui para saber mais sobre o HPV).

ROTINA DE EXAMES

AGENDA MÉDICA DA MULHER DE MAIS DE 20 ANOS SEXUALMENTE ATIVA
EXAME
O QUE É
PRA QUE SERVE
QUEM DEVE FAZER
QUANDO
SITUAÇÕES DE RISCO
Exame pélvico e das mamas
Observação visual do colo do útero, com toque e apalpação dos órgãos reprodutivos e dos dos seios
Verificar a presença de corrimentos anormais e infecções ou doenças na região do colo do útero, e de nódulos e outras irregularidades nos ovários, trompas e nas mamas
Todas as mulheres de mais de 20 anos que tem vida sexual ativa
Anualmente, fora de situações de risco
Início precoce da atividade sexual, gravidez antes dos 18 anos, mais de quatro gestações, multiplicidade de parceiros, histórica de doença venérea, higiene vaginal precária
Mamografia
Investigação radiológica das mamas
Detectar microcalcificações e outros sinais do câncer de mama
Todas as mulheres de mais de 30 anos
Depois da primeira, a cada três anos fora de situações de risco, do contrário, anualmente
Mulheres com história familiar de câncer, ou que menstruaram cedo, ou que não tem filhos ou que engravidaram após os 30 anos
Papanicolaou (útero)
Análise de células retiradas do colo do útero
Detectar o câncer de colo de útero
Todas as mulheres de mais de 20 anos que tem vida sexual ativa
Anualmente, no início, durante três anos consecutivos. Diante da ausência de irregularidades depois disso, a critério médico
-
Colposcopia (útero)
Observação visual do colo do útero ampliada com o auxílio de fonte de luz e lupa
Detectar a presença de infecções, irregularidades ou sinais de doenças
Todas as mulheres de mais de 20 anos que tem vida sexual ativa
Anualmente, no incío, durante três anos consecutivos. Diante da ausência de irregularidades depois disso, a critério médico
-
Colesterol e triglicérides
Análise laboratorial do sangue
Prevenir doenças cardiovasculares
Todas as mulheres de mais de 35 anos
A critério médico
Mulheres fumantes, hipertensas, com história familiar de colesterol elevado ou com obesidade
Glicemia de jejum
Análise laboratorial do sangue
Prevenir o diabetes
Todas as mulheres de mais de 35 anos
A critério médico
Mulheres com suspeita de distúrbio associados à produção de insulina
Eletrocardiograma em repouso
Observação da frequência cardíaca em descanso
Detectar problemas com o batimento cardíaco
Todas as mulheres de mais de 35 anos
A critério médico
-
Eletrocardiograma de esforço
Observação da frequência cardíada em movimento acelerado
Medir o potencial adequado de esforço físico
Mulheres de mais de 35 anos, sedentárias, em início de condicionamento físico
A critério médico
-


CUIDADOS COM O ÚTERO



O câncer de útero é o terceiro tipo de câncer que mais afeta as brasileiras. O primeiro é o câncer de mama e o segundo, de pele.(não melanoma). De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de útero mata mais de 4 mil mulheres por ano, atualmente. Sua incidência no país é maior nas regiões norte e nordeste. É uma doença muito comum em países pobres ou em desenvolvimento.
FATORES DE RISCO
Início da atividade sexual antes dos 18 anos de idade, pluralidade de parceiros sexuais, vício de fumar (diretamente relacionado à quantidade de cigarros fumados), higiene precária e uso prolongado de contraceptivos orais.Estudos recentes mostraram que o vírus do papiloma humano (HPV) e da Herpes Tipo II (HSV) desempenham papel importante na transformação das células cervicais em células cancerosas. O vírus do papiloma humano (HPV) está presente em 99% dos casos de câncer do colo do útero e o contágio por ele está diretamente associado ao relacionamento sexual e troca de parceiros.
PREVENÇAO
O rastreamento através do exame do papanicolaou continua sendo o melhor método preventivo. A coleta de material para o exame inclui amostras de células da região externa e interna do colo do útero. A eficácia do exame depende da observação de certos cuidados. A mulher deve evitar manter relações sexuais, usar duchas, medicamentos vaginais ou anticoncepcionais locais nos dois dias anteriores ao exame.
FREQÜÊNCIA DO EXAME
Os dois primeiros, uma vez por ano. Se os dois resultados forem negativos para displasia ou neoplasia, o exame passa a ser necessário apenas a cada dois anos. Ele deve ser feito por toda mulher sexualmente ativa, ou que já manteve relações sexuais, principalmente depois dos 25 anos. A presença de distúrbios como menstruação muito longa, sangramentos vaginais no meio do ciclo ou depois de relações sexuais pode exigir a frequência maior do exame, a critério medico.
SINTOMAS
Dor e sangramento durante a relação sexual são os principais, quando o tumor já está em estágio invasivo de desenvolvimento.

publicado por Gina às 11:19
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Soraia Costa a 24 de Maio de 2011 às 11:24
Querida internauta,
Nesta seção você pode encontrar respostas para suas dúvidas e informações úteis sobre eventual problema que a preocupe. Veja os temas relacionados no menu ao lado antes de deixar-nos seu comentário ou questão. Eles reúnem as respostas às perguntas mais frequentes recebidas por nós, aqui no engravidar com saúde. Nosso objetivo, nesta seção, é sem dúvida ajudá-la no que for possível. Contamos com vocês para atualizar estas páginas. Em questões que exigem exame físico é indispensável a ida ao ginecologista ou clínico. Afora isso, conte conosco.

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Eu....

. Indutores de Ovulação

. Síndrome dos Ovários Poli...

. Hiperandrogenismo feminin...

. Indutores de Ovulação

. Anovulação

. Calcular período fértil O...

. Hirsutismo

. Estimulação Controlada do...

. Usando clara de ovo para ...

.arquivos

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub